Dicas práticas para o Home Office

Dicas práticas para o Home Office

Nunca se trabalhou tanto de casa, mas tenho certeza que essa não será apenas uma circunstância emergencial. Acredito que as empresas colherão bons frutos desta experiência.

Primeiro, o colaborador ganha tempo, já que não precisa se locomover a outro local, o que traz mais produtividade e, consequentemente gera resultados positivos, já que até o cansaço físico é reduzido;

O investimento também passa a ser bem menor, já que contas como aluguel, equipamentos, estrutura e outros encargos que são necessários para manter uma empresa com 100% dos seus colaboradores fisicamente presentes poderão sumir;

E, por fim, a tecnologia que temos hoje nos permite uma comunicação muito assertiva, além de nos proporcionar ferramentas para o cumprimento de tarefas e aprendizado de forma mais fácil e prática.

No entanto, toda esta independência exigirá de nós mais disciplina e organização do que nunca. Para alguns isso pode parecer um bicho de sete cabeças, mas eu garanto que com um roteiro e algumas dicas muito simples, qualquer um pode tirar de letra. Acompanhe:

Tenha uma agenda:

Não temos como trabalhar no esquema home office sem horários e compromissos anotados. Parece bobo, mas a segurança do colega de equipe nos chamando para uma reunião presencial muitas vezes fazia com que as pessoas não se forçassem a observar este essencial “detalhe”, e o horário comercial a ser cumprido fisicamente no escritório era o que ditava o tempo a ser dedicado ao trabalho.

Com uma agenda, digital ou de papel, você organiza sua rotina, enumera suas tarefas e determina prazos e horários para facilitar seu dia-a-dia e não se esquecer ou negligenciar nada.

Levante e se vista como se fosse sair de casa:

Isso mesmo! Precisamos contar para o nosso inconsciente que estamos em horário de trabalho, e para que nosso cérebro possa entender e absorver mais facilmente, nada mais simples do que se arrumar normalmente. Ah! E se aparecer uma videoconferência de  surpresa, você não precisará correr para se trocar em 1 minuto!

A sua família precisa saber que você está trabalhando:

Este é um problema muito corriqueiro para as mulheres, mas isso não quer dizer que homens (às vezes em menor proporção) não sintam… O fato é que estar em casa não quer dizer estar presente, e a cada vez que paramos para atender alguma solicitação familiar, demoramos em média 15 minutos para retomar a produtividade. Para evitar, peça ajuda em casa: informe que está ocupado, faça pactos com os demais membros e procure evitar pausas para atividades domésticas em um horário que você mesmo estipulou exclusivamente para o trabalho.

Tenha uma mesa de trabalho:

Sim, tenha seu espaço, como se estivesse em um escritório!

Caso não tenha um lugar para fazer de escritório em casa, você pode utilizar pastas com abas para documentos, caixas organizadoras com seus pertences e definir um local fixo para montar seu espaço de trabalho, que só vai precisar de uma mesa ou de algo em que você possa apoiar seu computador.

No fim do dia, guardar tudo ORGANIZADAMENTE no mesmo local, do mesmo modo, todos os dias.

Fixe horários, você precisa almoçar e descansar:

O que eu mais tenho visto, são pessoas reclamando que trabalhando em casa estão trabalhando muito mais…

Isso acontece porque o fato de estarmos em casa nos leva a não nos alimentarmos corretamente, não pausarmos uma hora como na empresa, e aí acabamos esticando nossa jornada de trabalho para além do que estamos acostumados.

Precisamos lembrar que temos uma capacidade de produção diária, isso é do ser humano, e o excesso de horas não aumenta nossa capacidade, mas pode sim diminuir a qualidade do trabalho entregue.

Esteja pronto para mudanças:

O mercado nunca mais será o mesmo. A vida muda muito rápido e situações imprevisíveis como essa que vivemos hoje impactam a todos, em escala global. Mais do que nunca, nossa capacidade e facilidade de nos adaptarmos e de estarmos abertos para novos desafios nos trarão muitos benefícios.

Aproveite e PERMITA-SE.

Fico por aqui e espero que com essas dicas simples tenha ajudado um pouquinho.

Até a próxima,

Andrea Miranda, Personal Organizer.

Interessou-se pelo artigo? Então acesse o site da Andrea Miranda e confira todas as dicas.

Fique por dentro das novidades e dicas da Mogi BOX.

×