O ano é 2019: as pessoas já não passam mais tanto tempo em casa como acontecia antes, trabalham, estudam, e a dificuldade de manter a casa arrumada fala cada vez mais alto. De repente surge a solução: morar em um espaço menor, reduzir a demanda por organização e, assim, ter melhores condições para respirar no dia-a-dia. E, com tantas mudanças, o self storage - ou, correspondendo em português, guarda-móveis - tem se tornado cada vez mais popular e útil na vida de muitos brasileiros, crescendo aproximadamente 5% ao ano na década atual - lá fora, ele tem tanto crédito, que já é um senhor de quase 60 anos de idade!
Está meio por fora e ainda não sabe do que estou falando? Não tem problema, siga a leitura e descubra o porquê desse sucesso!
Prazer, self storage
Em primeiro lugar, que tal entendermos o que é “self storage”? Em tradução literal, significa “autoarmazenamento”, e, contextualizando para o serviço do qual estamos falando, ele se refere à busca por espaços externos alugados por uma empresa, com a possibilidade de literalmente guardar bens (como móveis, por exemplo) que “não cabem” mais em casa, funcionando pelo tempo que for necessário ao cliente.
Dessa forma, se você tem alguma coisa “sobrando”, não precisa ir pensando em se desfazer ou achar o brechó mais próximo para vender. O self storage é uma forma de dar ao usuário mais tempo para pensar sobre a organização e a disposição dos móveis do seu imóvel sem se preocupar com soluções definitivas logo de cara.
Colocando os móveis na caixa
Bem, a utilidade do self storage já parece ter ficado mais clara, não? Menos espaço em casa significa a necessidade de dar um pouco mais de atenção ao destino de alguns móveis, principalmente daqueles de que você já não precisa tanto, mas também não tem interesse em se desfazer.
Já as causas podem ser as mais variadas: mudança de casa, transferência de escritório para um novo prédio, construção de um novo imóvel ou até se você vai viajar e quer ter certeza de que vai encontrar tudo do mesmo jeito quando voltar… Todas essas situações podem exigir um espaço que dificilmente será encontrado de forma “caseira”. É aí que o self storage pode ser uma opção importante, e abrir algumas portas para “organizar a vida” no meio dessas transições.
E essa utilidade se torna ainda mais visível quando as coisas acontecem de maneira “inesperada”. Afinal, se a situação exige urgência, nem sempre você terá tempo de ligar para outras pessoas pedindo um espaço da casa delas emprestado, não é mesmo?
Tão seguro quanto em casa
Essa é a parte legal: os serviços de self storage permitem, acima de tudo, tranquilidade aos “inquilinos” dos espaços de armazenamento.
Isso porque as atenções têm total foco, principalmente, sobre a segurança: o acesso é exclusivo - somente para quem tem a chave - e a estrutura dos boxes é reforçada, como “mini-garagens”, com paredes e portas bem construídas e resistentes.
Além disso, o ambiente favorece à conservação dos itens - o espaço ideal deve ser livre de umidade e bem arejado, para manter tudo em perfeito estado.
Isso tudo se traduz em confiabilidade. Afinal, é parte fundamental do processo a garantia do cuidado e atenção do serviço sobre os bens armazenados.
E se o local de armazenamento for perto de onde você estiver, fica ainda mais fácil: com a chave de acesso, é possível até visitar os móveis quando for necessário, para guardar mais itens, retirar outros, ou apenas ver se está tudo em ordem - É muita segurança!
Quando e por quanto você precisar
A facilidade nos contratos também é um “bônus” bem comum às empresas de self storage. O período, geralmente, é definido pelo próprio cliente, já que é ele quem sabe até quando seus pertences precisarão ficar guardados, o que dá bastante autonomia no momento da negociação desses contratos.
E todos esses benefícios ficam ainda mais claros quando olhamos para o preço: nada astronômico, pelo contrário, os valores são acessíveis e a tabela baseada na metragem dos espaços alugados facilita bastante na hora de entender o custo-benefício. Para se ter ideia, itens que cabem em uma sala grande poderiam ser facilmente alojados em um espaço de 2m², espaço bastante comum em self storages e que pode ser encontrado em excelentes preços.
Dessa forma, além de toda a tranquilidade e segurança, o serviço ainda conta com o custo-benefício como um bom aliado.