Conheça as curiosidades sobre o self storage no mundo

Conheça as curiosidades sobre o self storage no mundo

Há uma qualidade antiga nos humanos: estocar, manter o indispensável por perto. Aprendemos isso cedo, juntando os brinquedos que espalhamos, não é?

Pois é, as sociedades humanas ficaram complexas. Pessoas e empresas precisam de espaço. De ambientes adequados funcionando como guarda móveis ou uma espécie de almoxarifado. O self storage nasceu e cresceu a partir da motivação humana para a organização. E tem muita história para contar!

Mas eu nem sei o que é self storage!

É um serviço oferecido por empresas, que consiste no armazenamento seguro de pertences. De certo modo, o espaço que você reserva é um prolongamento da sua casa ou empresa.

O self storage de hoje em dia serve só para guardar móveis?

Não! No serviço de guarda móveis convencional você precisa especificar quantos metros quadrados serão necessários dentro de um galpão de uso coletivo. Quem trabalhou um dia nesse nicho de mercado ampliou os horizontes e agora vem usando o termo self storage como uma expressão genérica. Ela informa que você pode alugar um box privativo para a armazenar móveis, mas também qualquer outro tipo de item.

Quem inventou o self storage?

Parece que o conceito de self storage surgiu na China há milhares de anos atrás. Muito tempo depois, no final do século XIX, dois irmãos criaram uma empresa de mudanças em uma cidade no centro-norte dos EUA. Os pertences dos fregueses eram levados em carruagens puxadas por cavalos.

Essa empresa se mostrou lucrativa a ponto de se instalar em Los Angeles. Então, os irmãos adquiriram pequenos furgões. Aí a empresa se especializou em mudanças de curtas e longas distâncias. Incluiu também na sua cartela de serviços o armazenamento de pertences e para isso usava contêineres. A gama de coisas estocadas era extensa. Por exemplo:

  • Registros financeiros e gerenciais de empresas
  • Filmes produzidos pela indústria cinematográfica
  • Maquinário industrial
  • Peças do mobiliário de escritórios

Anos depois, mais precisamente em 1964, foi construída nos EUA a primeira edificação comercial dotada de portão de garagem. Esse portão não foi instalado por outro motivo que não o de facilitar o acesso aos produtos de clientes bem endinheirados: as indústrias petroleiras do Texas.

Atualmente existem mais de 48 mil unidades físicas destinadas ao self storage somente nos EUA. Esse é o país que detém 90% de toda a oferta mundial do serviço. Já na Europa inteira são encontradas apenas cerca de 4 mil unidades para locação.

A indústria de self storage tem uma associação internacional

Você espera a melhor conduta da empresa que vai atuar como seu guarda móveis, certo? Da mesma forma, quem presta esse serviço precisa evitar, por exemplo, que a unidade alugada seja usada para prática de crimes. Nesse sentido, empreendedores norte-americanos envolvidos com o setor fundaram a Self Storage Association (SSA). Nascida em 1975, a organização tem sua sede na cidade de Alexandria, Estado da Virgínia, nos EUA. Suas ações estão coordenadas com outras nove associações fundadas em outros países.

A SSA tem uma rede de leis e regulamentos, muitas das quais procuram evitar situações de risco para os estabelecimentos comerciais. Em um programa lançado recentemente pela SSA, a empresa associada que oferece o serviço de self storage tem o direito de verificar pela internet se um cliente em potencial tem ou não boas credenciais. Ainda que essa prática seja legalmente aceita, é muito importante que a empresa use com bom senso a informação que ela obtém. Do contrário, ela pode cometer injustiça, além de perder uma oportunidade de negócio. Por outro lado, as leis estabelecidas pela SSA consideram uma atitude ilegal quando a empresa se recusa a fechar um contrato com justificativas centradas somente na nacionalidade, etnia, gênero ou opção religiosa do cliente.

Assim como administradoras de shoppings e gerências de hotéis se preocupam com a segurança do usuário dos seus serviços, as empresas de self storage também se empenham nessa tarefa. Afinal, elas precisam evitar que o cliente seja vítima de um crime enquanto ele está dentro da unidade que ele locou. Portanto, muitas empresas nos EUA e na Europa estão instalando:

  • Sistema de monitoramento por câmeras no interior das unidades
  • Botões eletrônicos de abertura dos portões da unidade cujo código de abertura só o cliente detém
  • Cercas eletrificadas no perímetro das unidades de armazenamento.

Enfim, o self storage teve uma origem simples, mas precisou se juntar a artifícios modernos. E no fim, são todos que acabam ganhando com isso. Para saber mais informações sobre o Mogibox entre em contato e veja os benefícios de fechar negócio conosco!

Fique por dentro das novidades e dicas da Mogi BOX.

×