Conheça tudo sobre o dia da saudade

Conheça tudo sobre o dia da saudade

Quando é o dia da saudade?

Saudade… Quem nunca experimentou esse sentimento? Embrulhada em gratidão e também em insatisfação por não termos mais o que se foi. Pois não é que criaram um dia especial para lembrarmos que sofremos de saudade? Dia 30 de janeiro!

Nessa data está aberta a chance de lembrar de pessoas queridas que não veremos mais, de reler cartas (quem mais as recebe?), de refletir sobre experiências importantes que nos fizeram o que somos hoje. E tem muita coisa que nos leva a ter saudade: cheiros, imagens, acontecimentos, objetos.

De onde vem a palavra saudade?

Certamente você ouviu falar que a palavra saudade existe só no português. Não é verdade! Por exemplo, na língua cabo-verdiana, aparentada com o português e falada no Arquipélago de Cabo Verde, encontramos o vocábulo “sodade”. O que acontece é que existe uma dificuldade natural entre os tradutores de achar em outros idiomas um termo exatamente correspondente a saudade. Mas, em algumas línguas os tradutores encontram. Por exemplo, em polonês: tesknota e em alemão: sehnsucht.

Saudade é sinônimo de nostalgia, de melancolia. É uma palavra que tem origem no latim. Esse era o idioma falado por antigos moradores da região central da península que hoje abriga a Itália. Um povo que recebeu o rótulo de latinos. Uma das palavras da língua deles era solitatem, que significa solidão. Essa palavra se desdobrou em saudade no idioma português, uma das línguas nascidas do latim.

Já que estamos falando do português, vamos pensar na história dos portugueses: desde o século XV que esse povo sai da “terrinha” para ocupar outros espaços no planeta. No início usavam as caravelas, que cruzavam oceanos. Talvez muitos dos embarcados desconfiavam de que não conseguiriam retornar para casa. É para sentir saudade ou não?

O que você tem para comemorar o dia da saudade?

“Fui procurar a mala e dei de cara com meus brinquedos Playmobil”, contou para a esposa o empresário de 45 anos que demorou para aparecer na sala. E é assim com todo mundo: quando a gente menos espera, reencontramos nosso passado materializado em brinquedos, equipamentos, roupas, móveis, uma infinidade de coisas antigas.

“É, eu sei, mas ela não cabe no apartamento”, disse a filha que herdou uma cristaleira da família. Impossibilitada de ser a guardiã do móvel que transitou entre gerações, a filha está agoniada, pois a cristaleira traz lembranças doces da casa da bisavó.

Você também tem objetos antigos alojados na sua casa. Talvez documentos, correspondências, fotos de parentes que você nem conheceu. Mas também pode ser que você tenha uma cadeira de balanço (quanto espaço ela ocupa!) ou mesmo um acordeão (alguma chance de alguém querer aprender a tocá-lo?).

Aprenda a organizar coisas antigas

Tem como matar a saudade? Sim, de algumas formas. Uma delas é reencontrando quem está longe e passando um tempo junto. Outro jeito é afastando de nós os objetos nos fazem lembrar daqueles que não teremos mais por perto.

Entenda que afastar não significa vender objetos antigos. Eles valem sentimento e é importante preservar memórias. Também não significa deixá-los em um local qualquer. Locais sem iluminação natural ou desprovidos de ventilação podem permitir o crescimento de colônia de fungos na superfície dos objetos, causando a deterioração acelerada dos mesmos.

Sabemos que os espaços de moradia estão cada vez menores. Antes muitas pessoas tinham terrenos não com uma casa apenas, mas duas: uma maior e uma edícula no fundo. Essa menor bem servia como abrigo temporário para o que não estava mais em uso. Acontece que atualmente as pessoas buscam uma vida mais dinâmicaeconômica e segura. Muitos preferem apartamentos de poucos dormitórios, que favorecem a organização. Mas então, para onde irão as coisas antigas herdadas dos antepassados?

Você, que sempre encontra com objetos antigos, que guarda emoções vigorosas ao vê-los, reflita nesse dia da saudade! Organize seus pertences de modo que eles permaneçam conservados. E aí sua casa ganha, quem sabe, um cômodo vazio para ser usado de verdade!

Por um custo mensal bem favorável você conquista um box no Mogibox. Esse box abrigará somente o que pertence a você e a mais ninguém. Você será o único detentor da chave do box e terá acesso a seus pertences sempre que desejar. Um box inteiramente limpoventilado e monitorado por sistema de segurança.

Mogibox quer descomplicar sua vida. Olha só:

  • o fechamento do contrato de locação não depende da existência de um fiador;
  • a empresa não restringe o tipo de objeto que você vai guardar;
  • ela dispõe boxes em três tamanhos diferentes, ou seja, oferece espaço para todos os volumes, sejam de coisas antigas ou novas.

E aí? Vai deixar suas boas lembranças curtidas no dia da saudade com a gente? Mande-nos um WhatsApp agora mesmo e saiba qual o tamanho de box ideal para você!

Fique por dentro das novidades e dicas da Mogi BOX.

×