O lado bom de procrastinar

O lado bom de procrastinar

Ao contrário do que muitos pensam, você sabia que existe um lado bom na procrastinação? É cientificamente comprovado que pessoas procrastinadoras são mais criativas e tem seu lado artístico mais apurado, além de inúmeras outras características que você pode não ter parado para pensar até hoje, porque o que só se ouve falar é que procrastinar é um mal irremediável.

Estudos indicam que ao procrastinar tendemos a substituir a atividade que nos causa estresse por outra que nos deixe mais felizes e relaxados durante algum tempo e, ao relaxar, nossa mente abre espaço para a criatividade fluir. Dessa maneira, quando voltamos à tarefa que adiamos, tendemos a ter mais inspiração e ideias, como se nossa mente tivesse “resetado” e voltasse a funcionar a todo vapor.

Um estudo feito na Universidade do Estado de Wisconsin afirma ainda que pessoas tidas como procrastinadoras tendem a ter ideias mais originais. Coloque essa afirmação no contexto do mundo dos negócios e essa informação se transforma em um divisor de águas, uma vez que organização, processos e rotinas mantêm um negócio rodando, mas uma ideia inovadora pode ser capaz de alavancar os resultados da empresa.

Há ainda alguns outros pontos positivos no ato da procrastinação, como por exemplo:

Aguçar a intuição

Procrastinadores costumam ter um feeling mais aguçado do que as outras pessoas, porque muitas vezes a falta de vontade de fazer algo pode ser uma mensagem do nosso corpo ou cérebro dizendo que talvez aquilo não seja uma boa ideia. Mesmo não tendo uma lógica racional, muitas vezes ouvir a intuição é o melhor caminho.

Evitar a impulsividade

A impulsividade é um problema dos apressados, mesmo sabendo que atitudes impulsivas podem gerar uma série de problemas. Tais problemas levam a um gasto de tempo e energia muitas vezes desnecessários.

Os procrastinadores costumam demorar mais para realizar uma ação, e com isso tem mais tempo para avaliar os riscos. Mas atenção: Existe uma grande diferença entre ser procrastinador e ser improdutivo.

Uma pessoa pode ser procrastinadora e produtiva ao mesmo tempo. Tudo depende da administração que ela faz do seu tempo. Mesmo demorando mais ou adiando atividades é perfeitamente possível ter excelentes resultados.

Quantificação do tempo

Um dos pontos mais interessantes quando o assunto é a procrastinação é o fato de que procrastinadores muitas vezes administram melhor o seu tempo. Por terem o hábito de adiar as tarefas eles tendem a classificá-las por ordem de importância.

Isso ajuda para que o cérebro não se sinta ansioso, pois quando você categoriza todas as atividades dessa maneira, fica clara a disposição do seu tempo para cada uma delas e assim as mais urgentes são realizadas primeiro.

Diminuição do estresse

Os procrastinadores têm bem menos chances de serem pegos pelas doenças do século: a ansiedade e a depressão. Isso porque, como falado anteriormente, a procrastinação diminui o estresse excessivo.

O processo de adiamento de tarefas faz com que o nosso cérebro tenha pequenos espaços de descanso, e esses intervalos causam a liberação de hormônios que trazem uma sensação de felicidade e bem-estar. Justamente por isso, após procrastinar geralmente temos uma ideia nova ou uma intuição forte sobre algo.

Depois do descanso, arregace as mangas

Apesar de tantos benefícios e lados positivos de se adiar por algum tempo algumas tarefas, o ato de realizá-la sempre será o fechamento do ciclo e trará paz de espírito e motivação para que cada vez mais tarefas, planos e objetivos sejam concluídos.

Caso você tenha começado a organizar a sua casa ou o seu escritório e percebeu que não tem espaço suficiente para guardar todas as suas coisas de forma segura, entre em contato com o Mogibox e, se preferir, mande um WhatsApp!

Fique por dentro das novidades e dicas da Mogi BOX.

×